Sobre Junqueiro

JUNQUEIRO INFORMA

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO

08.01.14

 

 

Nesta terça-feira, (7) no Centro Cultural Manoel Pereira Filho, aconteceu a aula inaugural do PRONATEC, desta vez, nossos jovens vão se especializar em línguas estrangeiras, secretariado e caldeiraria. Os cursos são oferecidos após análise feita e constatada a necessidade da região. Os mesmos serão ministrados por uma equipe competentíssima da EJAV - Escola Estadual de Educação Básica e Profissional José Aprígio Brandão Vilela.

O Prefeito Fernando Pereira esteve presente na solenidade e enfatizou a seriedade dos cursos para os jovens se especializarem e entrarem no mercado de trabalho. Mencionou o Governo Federal, o Deputado Joãozinho Pereira e o Govenador do Estado Teotônio Vilela Filho. Destacando a importância de cada um para esse processo educativo.

Estiveram presentes várias autoridades do município entre elas podemos destacar a Secretária de Educação Estela Celina; a Secretária de Assistência Social Silvana Pereira; o vereador Jota Ferro; e a Secretária de Cultura Zuleidina Aguiar. Sempre apoiando e incentivando nossos jovens a estudarem e se desenvolverem mais e mais.

 

Veja fotos do evento: Clique aqui 

 

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO

 

O que é o Pronatec?

 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

 

Objetivos e Iniciativas

 

Objetivos:

·        expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;

·  construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;

·     aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

·      aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;

·        melhorar a qualidade do ensino médio.

 

O Pronatec envolve um conjunto de iniciativas:

 

·       Expansão da Rede Federal

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está presente em todos os estados brasileiros, com mais de 350 unidades em funcionamento, oferecendo cursos de formação inicial e continuada,  técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas e programas de pós-graduação.

 

·        Programa Brasil Profissionalizado 

O Programa Brasil Profissionalizado destina-se à ampliação da oferta e ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio nas redes estaduais, em parceria com o Governo Federal.

·        Rede e-TecBrasil

Na Rede e-Tec Brasil são oferecidos gratuitamente cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, na modalidade a distância. Poderão oferecer cursos a distância as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; as unidades de ensino dos serviços nacionais de aprendizagem (SENAI,SENAC, SENAR e SENAT); e instituições de educação profissional vinculadas aos sistemas estaduais de ensino.

O Acordo de Gratuidade tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos do SENAI, do SENAC, do SESC e do SESI, recebidos da contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas a pessoas de baixa renda, com prioridade para estudantes e trabalhadores.

·        FIES Técnico e Empresa

O FIES Técnico tem como objetivo financiar cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional para estudantes e trabalhadores em escolas técnicas privadas e nos serviços nacionais de aprendizagem – SENAI, SENAC, SENAT e SENAR. No FIES Empresa serão financiados cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, inclusive no local de trabalho.

·        Bolsa-Formação

Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual serão oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos para quem concluiu o Ensino Médio e para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

 

No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível  médio.

 

São três tipos de curso:

 

·      Técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração mínima de um ano;

·    Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;

·  Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses.

 

Fonte: http://pronatec.mec.gov.br

 

 



Notícias relacionadas

Mais de 160 registros de imóveis são entregues aos moradores de Junqueiro 07.12.17

Governo do Estado inaugura Centro Integrado de Segurança Pública de Junqueiro 30.11.17

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE MELHORIAS PARA JUNQUEIRO 11.11.17

A infância é resgatada em Formação Continuada para Professoras/es. 27.10.17

Audiência Publica discute transporte para universitários 24.10.17

Prefeitura de Junqueiro planeja realização de concurso público 20.10.17

Secretaria municipal de Cultura e Turismo comemora dia das crianças em Junqueiro 20.10.17

Dia das Crianças é comemorado nas Escolas da rede municipal de ensino 14.10.17

O Conselho Municipal de Educação participou do Seminário Estadual de Legislação Educacional 13.10.17

AÇÃO CIDADÃ - Fora da Escola não Pode! E na Escola sem Aprender Também Não Pode! 10.10.17

Auditores da CGU realizam capacitação para Conselheiros Municipais e Agentes Públicos 10.10.17

Após cessar chuva prefeitura reinicia recuperação de estradas 05.10.17

Junqueiro recebe pela 3ª vez o Programa Cozinha Brasil 04.10.17

Prefeito participa da primeira etapa do Diálogo Municipalista 2017 03.10.17

JUNQUEIRO AVANÇA NA ELABORAÇÃO DO PPA 29.09.17

Secretaria da Agricultura realiza reunião do PAA-Conab 28.09.17

Secretaria de Educação realiza palestra para famílias de estudantes 28.09.17

Prefeitura Municipal realiza Formação Continuada para os Líderes Escolares e Equipe Técnica da SEMED 28.09.17

Ana Ruth Starepravo e suas contribuições para o ensino aprendizagem de Matemática 25.09.17

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Junqueiro é referencia para Alagoas 20.09.17

Companhia da Mídia