PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO

08.01.14

Nesta terça-feira, (7) no Centro Cultural Manoel Pereira Filho, aconteceu a aula inaugural do PRONATEC, desta vez, nossos jovens vão se especializar em línguas estrangeiras, secretariado e caldeiraria. Os cursos são oferecidos após análise feita e constatada a necessidade da região. Os mesmos serão ministrados por uma equipe competentíssima da EJAV - Escola Estadual de Educação Básica e Profissional José Aprígio Brandão Vilela.

O Prefeito Fernando Pereira esteve presente na solenidade e enfatizou a seriedade dos cursos para os jovens se especializarem e entrarem no mercado de trabalho. Mencionou o Governo Federal, o Deputado Joãozinho Pereira e o Govenador do Estado Teotônio Vilela Filho. Destacando a importância de cada um para esse processo educativo.

Estiveram presentes várias autoridades do município entre elas podemos destacar a Secretária de Educação Estela Celina; a Secretária de Assistência Social Silvana Pereira; o vereador Jota Ferro; e a Secretária de Cultura Zuleidina Aguiar. Sempre apoiando e incentivando nossos jovens a estudarem e se desenvolverem mais e mais.

Veja fotos do evento: Clique aqui

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO

O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Objetivos e Iniciativas

Objetivos:

·        expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;

·  construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;

·     aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

·      aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;

·        melhorar a qualidade do ensino médio.

O Pronatec envolve um conjunto de iniciativas:

·       Expansão da Rede Federal

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está presente em todos os estados brasileiros, com mais de 350 unidades em funcionamento, oferecendo cursos de formação inicial e continuada,  técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas e programas de pós-graduação.

·        Programa Brasil Profissionalizado

O Programa Brasil Profissionalizado destina-se à ampliação da oferta e ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio nas redes estaduais, em parceria com o Governo Federal.

·        Rede e-TecBrasil

Na Rede e-Tec Brasil são oferecidos gratuitamente cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, na modalidade a distância. Poderão oferecer cursos a distância as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; as unidades de ensino dos serviços nacionais de aprendizagem (SENAI,SENAC, SENAR e SENAT); e instituições de educação profissional vinculadas aos sistemas estaduais de ensino.

O Acordo de Gratuidade tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos do SENAI, do SENAC, do SESC e do SESI, recebidos da contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas a pessoas de baixa renda, com prioridade para estudantes e trabalhadores.

·        FIES Técnico e Empresa

O FIES Técnico tem como objetivo financiar cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional para estudantes e trabalhadores em escolas técnicas privadas e nos serviços nacionais de aprendizagem – SENAI, SENAC, SENAT e SENAR. No FIES Empresa serão financiados cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, inclusive no local de trabalho.

·        Bolsa-Formação

Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual serão oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos para quem concluiu o Ensino Médio e para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível  médio.

São três tipos de curso:

·      Técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração mínima de um ano;

·    Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;

·  Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses.

Fonte: http://pronatec.mec.gov.br