Audiência Publica discute transporte para universitários

24.10.17

Convocada pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), por intermédio da deputada da Jó Pereira, o encontro realizado na ultima segunda-feira 23, reuniu prefeitos, deputados estaduais, representantes de instituições de ensino, Arsal e universitários no auditório do Sesi/Senai em Arapiraca.

Segundo dados apresentados pela reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia, 76,66% dos alunos do ensino superior pertencem a famílias que ganham até 1 salário e meio, 53,78% dos estudantes usam transporte coletivo.

Valéria Correia frisou ainda que o programa nacional de assistência estudantil não cobre transporte e que o objetivo da audiência é sensibilizar o governo estadual e as prefeituras sobre o problema que frustra a conquista do sonhado diploma.

“Nós queremos garantir a permanência do jovem na Universidade. Há um tempo a luta era para regionalizar as faculdades, isso aconteceu. Agora é dar as mãos e unir forças para evitar a evasão universitária por falta de apoio. São várias dificuldades como a fragilidade do transporte intermunicipal”, afirmou a deputa Jó Pereira.

“Nossa preocupação é discutir a problemática de maneira ampla e ver que a dificuldade não é só do município de Campo Alegre ou Coruripe, mas uma dificuldade que precisa ser compartilhada para dividir a solução dos problemas”. Segundo a deputada, a discussão conjunta poderia culminar, inclusive, com a oferta de moradia compartilhada entre vários municípios, o que ajudaria os estudantes e diminuiria os riscos de acidentes no percurso.

A deputada Jó Pereira, destacou que outras audiências públicas serão marcadas e a pauta também deve ser levada para bancada federal em busca de apoio do Governo Federal.

O Prefeito de Junqueiro Carlos Augusto em seu breve pronunciamento, falou dos esforços que vem fazendo para manter esse tipo de transporte, “não medirei esforços pra continuar contribuindo com a realização de sonhos, pois entendo que proporcionar condições para os jovens estudarem não é gasto e sim investimento”, destacou o gestor.

O secretário de comunicação e eventos do municipio de Junqueiro, Jair dos Santos também participou do encontro.

Fonte: Blog Marcio José