Mais de 160 registros de imóveis são entregues aos moradores de Junqueiro

07.12.17

O clube municipal foi o local escolhido para a entrega dos documentos que comprovam a titularidade dos imóveis. Os títulos são oferecidos as famílias de baixa renda através do Programa Moradia Legal III, uma iniciativa do Tribunal de Justiça (TJ/AL), em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL) e Prefeituras Municipais.

A solenidade realizada nesta manhã de quarta-feira (06.12), contou com as presenças do prefeito anfitrião Carlos Augusto, do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Desembargador Dr. Celyrio Adamastor Tenório, do presidente da Anoreg, Rainey Marinho, do juiz coordenador do programa, Carlos Cavalcanti, do vice-presidente da Anoreg, Iran Malta, da deputada Jó Pereira, do representante da OAB/AL, Dr. Yuri Pontes, do notário responsável pelo Cartório de Junqueiro, Guilherme Porto, como também participaram do ato, vereadores,  secretários municipais e famílias beneficiadas.

Em seu discurso o prefeito de Junqueiro agradeceu a todos que formam o Tribunal de Justiça, como também, a Anoreg, os profissionais do Cartório local e finalizou parabenizando os contemplados com os títulos. Agradeceu também a equipe da prefeitura por sua dedicação em atender tão bem as famílias beneficiadas pelo programa e destacou ainda que já são mais de mil registros de imóveis entregues no município, considerando as etapas anteriores, frisou Carlos Augusto. “Realizando sonhos é isso que eu vejo aqui, uma população feliz ao receber o registro civil do seu imóvel, se tornando de fato e de direito, donas e donos de seus lares, uma conquista que só foi possível graças a essa parceria do Tribunal de Justiça, Anoreg e prefeitura municipal, a todos o nosso muito obrigado”, finalizou o gestor.

O presidente da Associação de Notários e Registradores de Alagoas, Rainey Marinho falou da sua felicidade em proporcionar cidadania aos quem mais precisam, “é maravilhoso participar de um momento como este, me sinto feliz, eu sou muito das causas sociais e a Anoreg faz muito disso, a gente tem diversos projetos sociais, e entre eles esse é o que mais me encanta, pois ele é um somatório de esforços entre o poder publico e sociedade civil organizada, isso mostra que só assim vamos conseguir separar as diferenças entre a população mais carente e os mais favorecidos”, disse.

“O Programa Moradia Legal III, objetiva regularizar a situação de imóveis residenciais da população mais carente, que já exerce posse há mais de 5 anos, imóveis com até 250 m², com isso se cumpre a constituição, pois moradia é um direito constitucional, oferecendo cidadania, segurança aos imóveis e valorização do bem, tudo isso de forma gratuita”, destacou o juiz coordenador do programa, Carlos Cavalcanti.

Já o vice-presidente no exercício do cargo da presidência do TJ/AL, Des. Celyrio Adamastor, ressaltou a importância do programa na vida das famílias beneficiadas e disse ainda, “está hoje aqui em Junqueiro é para mim motivo de muita emoção, pois foi um filho da terra, o saudoso governador José Tavares quem mim nomeou Juiz de direito, isso em 10 de junho de 1986, então é muita alegria e gratidão que defino esse momento”.

A dona de casa Cícera de Souza Brasileira, sorridente em posse do registro do seu imóvel falou da satisfação em recebe-lo, “para mim é maravilhoso isso que está acontecendo hoje, estou muito feliz e realizada só tenho a agradecer primeiramente a Deus, ao nosso prefeito Carlos Augusto e as pessoas que ajudaram a fazer isso ner, de eu ter agora o documento da minha casa”, ressaltou a beneficiada.

Além da população de Junqueiro com 160 entregas de registros de imóveis, o Moradia Legal III, programa de regularização fundiária do Poder Judiciário de Alagoas, também proporcionou cidadania as famílias de baixa renda dos munícipes de Campo Alegre e Teotônio Vilela, oferecendo assim mais de mil títulos de registros de imóveis, totalmente gratuitos.