Educação de Junqueiro faz balanço das atividades realizadas em 2022

ASCOM - Assessoria de Comunicação de Junqueiro

domingo, 25 de dezembro de 2022 às 22h26

Pagamento em dia, alunos em sala de aula e aprovação no IFAL foram algumas das conquistas da pasta em 2022

Em um ano desafiador para educação no Brasil, a Secretária Municipal de Educação de Junqueiro se destaca e traz orgulho para todos os munícipes. 2022, um ano pós o pico da pandemia da Covid 19, fica marcado na gestão Um Novo Tempo em meses de trabalho, diálogo, planejamento e avaliação das prioridades, tudo pensado de forma estratégica para garantir os direitos dos alunos com promoção de ensino de qualidade e segurança, e dos servidores com melhoria das condições de trabalho e incentivo profissional.

 

Profissionais da educação

  Um dos destaques do ano foi a realização dos pagamentos dentro de cada mês, sem atrasos, não só para Educação como também para todos os setores da Prefeitura. Além do aumento de 29% no salário dos professores da rede municipal, e o enquadramento das progressões verticais e horizontais, que vem sendo feitos desde 2021.

  Os projetos de Formação Continuada, específicos para cada profissional da educação e com encontros periódicos durante todo o ano, e o da Jornada Pedagógica que os preparam para enfrentar os desafios atuais inerentes ao fazer pedagógico, com momento de reflexão, discussão e tomada de decisões quanto às práticas utilizadas no cotidiano escolar foram de extrema importância em 2022.

 

Estudantes da rede municipal

  Em 2022, o processo de aprendizagem dos alunos da rede municipal de Junqueiro cresce ainda mais com projetos de leitura e escrita, e de reforço e recomposição da aprendizagem; pensados, estruturados e ofertados aos alunos com o objetivo de melhoria dos ensinos da educação junqueirense.

  Alimentação escolar de qualidade também foi prioridade no município, com cardápios calculados, planejados com itens da agricultura familiar, investimentos de recursos próprios e um acompanhamento assíduo da refeição dos alunos da rede municipal.

  E ainda muito importante, a educação de Junqueiro contou com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogas e assistentes sociais, para proporcionar aos alunos, funcionários e familiares, um bem estar com atendimentos humanizados, acolhedores, com equilíbrio, segurança, confiança, e principalmente fortalecer a inteligência emocional dos estudantes.

  O EJA não fica de fora dos avanços da educação junqueirense, e tem como destaque a Bolsa Auxílio Permanência, que busca a permanência, aproveitamento e assiduidade escolar de estudantes jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. E também, com o projeto EJA FIC (Formação Inicial e Continuada), com cursos profissionalizantes para preparar ainda mais seus alunos para o mercado de trabalho.


Obras, entregas e tecnologia

  Para suprir, auxiliar e incentivar alunos e servidores da rede municipal de Junqueiro, estão sendo entregues obras como o Centro de Atendimento Educacional Especializado Laysa Sophia de Castro Lira, com atendimentos de psicopedagogas, psicólogas, fonoaudiólogo, assistentes sociais voltados para alunos com deficiência, que já atende em média mais de 100 alunos.

  Foi implantada a Educação em Tempo Integral na Escola Profª Maria do Carmo Costa, e a obra de uma Creche de Ensino Infantil foi iniciada com entrega prevista 2023. Materiais escolares foram ofertados para todos os alunos matriculados (Educação infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos) e mais de 600 kits de conjunto de Mobiliários escolares foram entregues para e para alunos, professores e refeitórios. 

  Além do Blitz Tecnológica, projeto desenvolvido pelo setor NTDICs que leva a conscientização do uso do aplicativo Junqueiro Educ, Suporte tecnológico, e Capacitação tecnológica dos servidores de cada escola do município; multiplica as possibilidades de pesquisa e informação para os alunos, que munidos dessas novas ferramentas tornam a aprendizagem ativa e passam a protagonizar o processo de educação.


2023

  E reflexo de todos os projetos e ações, e principalmente da dedicação e empenho dos alunos e professores da rede municipal de Junqueiro, 23 alunos foram aprovados para ingressar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) em 2023.

 “O ano foi desafiador, e conseguimos realizar grandes feitos que entrarão para história de Junqueiro. Chegaremos ao novo ano com um sentimento de dever cumprido, e com forças e muito orgulho para seguir trabalhando em 2023 com a gestão Um Novo Tempo”, conclui a secretária municipal de educação, Jannesmar Silva.

 

Confira o nome dos 23 alunos aprovados no IFAL em 2023:

Escola Nossa Senhora Divina Pastora

Wandja Mikaelle (Eletroeletrônica)

Bárbara Gleyce (Informática)

Igor Isaque (Informática)

Lara Ivine (Informática)

Jarliane Dos Santos (Informática)

Charles Evaristo (Informática)

Emily Mayara (Informática)

Maria Vitória (Informática)


Escola Monica Rosa de Jesus

Maria Marcyelle (Eletroeletrônica)

Thaemily Cristina (Eletroeletrônica)

Taislane Da Silva (Eletroeletrônica)

Luíz Otávio (Eletroeletrônica)

Crislânia Da Silva (Eletroeletrônica)

Maysa Natalli (Eletroeletrônica)

Ruan Victor (Eletroeletrônica)

Maria Adrielly (Eletroeletrônica)

Lucas Riquelve (Informática)

 

Escola Maria do Carmo Costa

Oseas Rodrigues (Informática)

Maria Eduarda (Eletroeletrônica)

Laura isabelle (Informática)

 

Escola Agrícola São Franscisco de Assis

Cecília Macário (Eletroeletrônica)

Escola José Nunes Da Silva

Sara Fernanda Advincula Silva (Informática) 
Maria Luiza da Silva (Informática)

 

 

 

Últimas Notícias