Última atualização do Site: 10 de junho de 2024

RETROSPECTIVA 2023 - Prefeitura de Junqueiro: Um ano de conquistas e avanços

ASCOM - Assessoria de Comunicação de Junqueiro

terça, 26 de dezembro de 2023 às 08h30

ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DE JUNQUEIRO

O ano de 2023 foi marcado por uma série de realizações significativas para a cidade de Junqueiro. A Prefeitura, liderada pelo prefeito Leandro Silva e vice-prefeito Tiago do Neto com a gestão "Um Novo Tempo", se destacou em diversas áreas, trazendo benefícios e oportunidades para a comunidade. Vamos relembrar os momentos marcantes que fizeram deste ano um período especial para todos os junqueirenses:

SAÚDE

Na área da Saúde em Junqueiro, a valorização dos profissionais de enfermagem foi um dos pontos altos do ano. Os valores referentes ao piso salarial da enfermagem, incluindo retroativos e complementos, foram inseridos e regulamentados nas contas dos dedicados profissionais de enfermagem. Essa medida não apenas reconhece a importância do trabalho desses profissionais, mas também incentiva a qualidade e excelência nos serviços de saúde prestados à comunidade.

Outro destaque do ano foi a inauguração da Unidade Básica de Saúde Dedir Calheiros Filho, localizada no Povoado Brejo dos Bois. Essa nova unidade é um espaço dedicado aos cuidados da saúde, atendendo mais de 300 famílias da região. Médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos oferecem atendimentos durante toda a semana, com o foco na prevenção e no bem-estar de todos os moradores da região.

E buscando um atendimento mais abrangente, a UBS Urbano passou a ter horário estendido com o programa Saúde na Hora. Essa iniciativa foi especialmente direcionada aos usuários que não conseguem ir até a unidade durante o dia, garantindo acolhimento e melhores condições de saúde, com foco especial nos trabalhadores do município.

A Secretária Amanda Gomes destacou a importância dessas ações para a saúde da população: "Estamos comprometidos em proporcionar um atendimento de qualidade e acessível a todos. A valorização da enfermagem, a inauguração da UBS nos Brejos dos Bois e a extensão do horário da UBS Urbano Noturno refletem nosso compromisso com o cuidado integral da saúde da comunidade junqueirense."
 

EDUCAÇÃO

A Semana Pedagógica foi um grande marco para a formação dos professores e demais profissionais da educação em 2023. Um momento de imersão em formações direcionadas para cada eixo, buscando preparar os educadores para os desafios e inovações na área educacional.

A iniciativa de fornecer fardamento gratuito para todos os alunos da rede, desde a educação infantil até os alunos da Educação de Jovens e Adultos, promoveu uniformidade e identidade entre os estudantes. Além de garantir igualdade, a ação fortaleceu o senso de pertencimento à comunidade escolar.

Na celebração dos 76 anos de aniversário de Junqueiro, a Secretaria de Educação entregou à comunidade o Centro Educacional de Educação Infantil Vovó Dora. Esta creche escola modelo, com atendimento em tempo integral para mais de 250 crianças, se destaca pela modernidade das salas de aula, profissionais capacitados e uma estrutura exemplar. Um investimento nos alicerces sólidos para um futuro promissor de cada criança que passa por ali.

Em um gesto de reconhecimento à dedicação e importância dos educadores, a Semed implementou um aumento significativo de 44% no salário dos professores. Essa valorização não apenas reconhece o papel crucial dos educadores na formação das gerações futuras, mas também busca atrair e manter profissionais qualificados na rede municipal de ensino. Além disso no ano de 2023 foi feito o pagamento do rateio dos precatórios dos professores, que há muito tempo era aguardado, trouxe alívio e gratidão aos educadores da cidade, onde foram efetuados os pagamentos referentes à 1ª e 2ª parcelas desses precatórios, com a previsão de mais uma parcela a ser paga em 2024.

A Secretária Jannesmar Palmeira ressalta: "O ano de 2023 foi desafiador, mas essas conquistas refletem o nosso compromisso com a educação de qualidade em Junqueiro. Estamos construindo um ambiente propício para o aprendizado, investindo em infraestrutura, formação e valorização dos profissionais. Cada passo dado é um investimento no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento de nossa comunidade."
 

CONSCIENTIZAÇÃO

2023 ficará marcado na história de Junqueiro por uma série de eventos de conscientização promovidos pela Prefeitura, que destacam a importância da inclusão, igualdade e respeito.

A Secretaria de Educação liderou uma mobilização pelas ruas da cidade em conscientização ao Dia Mundial do Autismo. Um evento significativo que buscou disseminar informações sobre o transtorno, promovendo a compreensão e aceitação na comunidade.

Ainda sobre inclusão, a Prefeitura de Junqueiro dedicou uma semana especial à luta das pessoas com deficiência, destacando a importância da igualdade. Um encontro com famílias marcou as celebrações, proporcionando serviços de beleza e autocuidado no Stand "Cuidar de quem cuida", com limpeza de pele, design de sobrancelha, manicure, ventosaterapia e muito mais.

Promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, A III Mostra Consciência, Cor e Arte destacou a riqueza da cultura afro, envolvendo instituições escolares, projetos culturais e a participação ativa da comunidade. O evento contou com apresentações culturais, desfile da Beleza Negra, concursos e atividades variadas ao longo do dia.

A Secretaria de Saúde e Assistência promoveu o Agosto Lilás, um mês dedicado a eventos diversificados, incluindo palestras e oficinas. O enfoque foi na conscientização sobre a violência contra a mulher, promovendo a importância do respeito e da igualdade de gênero.

A saúde novamente esteve em destaque com a realização de eventos variados durante o Outubro Rosa e Novembro Azul. A Secretaria de Saúde organizou palestras e oficinas, colocando em foco a conscientização sobre o câncer de mama e a importância da detecção precoce.

Sob a liderança da Secretaria de Meio Ambiente, o conjunto Adelmo Pereira e as escolas foram palco de eventos de conscientização durante a Semana do Meio Ambiente.

QUALIFICAÇÃO, MOBILIDADE E CELEBRAÇÕES COMUNITÁRIAS

O programa "Qualifica Junqueiro" se destacou como uma iniciativa bem-sucedida de parceria entre a assistência social, a Prefeitura de Junqueiro e o Instituto João de Barro. Com a oferta de seis cursos profissionalizantes, como barbeiro, confeitaria, maquiagem, manicure e pedicure, confecção de laços e marketing digital, o programa proporcionou oportunidades a 180 jovens junqueirenses, preparando-os para o mercado de trabalho.

O ano de 2023 marcou a abertura da Ciretran em Junqueiro, um marco importante no governo "Um Novo Tempo". Este avanço não só beneficiou nossa cidade, mas também as cidades vizinhas, tornando os serviços de trânsito mais acessíveis e facilitando a vida de todos. O resultado é fruto de esforços conjuntos e representa um passo significativo para o desenvolvimento local.

Celebrando a fé e a tradição, uma caravana de 18 ônibus partiu de Junqueiro com destino a Juazeiro, celebrando a III Romaria de Padre Cícero "Um Novo Tempo". Organizada com carinho pela Prefeitura, a romaria reuniu diversos fiéis, fortalecendo laços espirituais e celebrando a tradição religiosa da região.

A Secretaria de Comunicação e Eventos, promoveu com sucesso a Rota Leo, um evento voltado para os entusiastas do esporte motociclista. Além de levar lazer e diversão para Junqueiro e cidades vizinhas, a rota teve como objetivo conscientizar sobre a prática segura do motociclismo, percorrendo os povoados do município.

A Prefeitura celebrou a 13ª Semana do Bebê, reforçando o compromisso com a primeira infância e realizando atividades que promovem o desenvolvimento saudável das crianças junqueirenses.

Junqueiro se destacou também na promoção de eventos em datas comemorativas, como o Chá da Tarde no Dia da Mulher, o Show de Prêmios no Dia dos Pais, uma tarde especial para o Dia das Crianças, um grande show de prêmios no Dia das Mães e o animado Sarau Junino, que celebrou os festejos juninos com cultura, brincadeiras e comidas típicas.

O prefeito Leandro Silva destaca a importância de todos esses projetos e iniciativas como parte de um compromisso contínuo com o desenvolvimento de Junqueiro e o bem-estar de sua comunidade. "Essas realizações representam não apenas conquistas isoladas, mas a consolidação de um esforço coletivo para fazer de Junqueiro um lugar melhor para todos os seus cidadãos. Que o próximo ano traga ainda mais progresso e realizações para a nossa cidade".

Em 2023, Junqueiro escreveu uma história de superação e progresso, onde cada ação da Prefeitura foi um passo firme na construção de um futuro vibrante e inclusivo para todos os junqueirenses. Que este seja apenas o prelúdio de um amanhã repleto de conquistas e bem-estar para nossa cidade.

Últimas Notícias