IV JORNADA PEDAGOGICA
segunda, 03 de julho de 2023 às 08h00
ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DE JUNQUEIRO
Prefeitura de Junqueiro realiza mais um evento da educação pública: IV jornada pedagógica 2023
Na última segunda-feira, 03 de julho, a rede municipal de ensino de Junqueiro deu início ao segundo semestre do ano letivo de 2023 com a IV Jornada Pedagógica, com o tema Avaliação como ferramenta pedagógica: perspectiva do processo avaliativo nos dias atuais à luz da BNCC, RECAL e RCM.
O encontro foi um momento muito importante para que cada unidade escolar planeje o percurso pedagógico do último semestre do ano. A escolha da temática, para a segunda parte do ano letivo, leva em consideração as importantes avaliações externas que acontecerão em âmbito municipal, estadual e nacional que compõem o SAEB.
Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala, que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais e permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências. Assim, tendo a "avaliação" como temática principal, a IV Jornada Pedagógica se superou como importante diálogo entre o tema e o seu significado.
A IV Jornada Pedagógica foi também o momento de expor a valorização e reconhecimento do trabalho docente de Junqueiro. A Secretária de Educação de Junqueiro, Jannesmar Silva sorteou notebooks e diversos kits de livros. "Essa premiação é o mínimo que podemos trazer para os docentes de Junqueiro junto a essa formação pedagógica. O compromisso do Prefeito Leandro Silva e da Gestão Um Novo Tempo com a educação está expresso nos 48,39% de reajuste salarial repassado aos professores do município nesses 30 meses de governo", ressaltou.
O governo Um Novo Tempo, através da Secretaria de Educação, propõe momentos e formativas que desafiem os professores a pensar suas práticas e mudar suas ações. Buscar alternativas, realizar projetos cujo objetivo seja não apenas alcançar as suas práticas individuais, mas, sobretudo, as práticas sociais e colaborativas de modo a favorecer mudanças no cenário educacional e social.
"Formação é sempre gratificante, independente de qual nível em que você professor, esteja. Todos nós precisamos melhorar, no sentido de que melhoria é conhecimento, conhecimento é poder. Então todas as vezes que a gente participa de um momento como esse, é válido e vai ser sempre válido na carreira. O evento foi maravilhoso e eu falo como formadora”, ponderou Ieda Batista Gomes, Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação.
¹SAMUEL DA SILVA BRITO – é professor efetivo da rede pública de Junqueiro-AL (há 23 anos) e da rede pública de Arapiraca-AL (há 10 anos)
Mais Imagens: