Jogos Escolares Municipais registram participação recorde em Junqueiro-AL

quinta, 30 de novembro de 2023 às 17h00

Competidores de 13 modalidades esportivas disputaram medalhas e troféus até 29 de novembro

Mais de 530 inscritos nos Jogos Escolares Municipais (JEMUN) 2023, entre alunos-atletas e integrantes de comissões técnicas, vieram para disputar medalhas na competição realizada entre 22 e 29 de novembro.

Criado em 2021, o campeonato de abrangência municipal é considerado uma das principais competições escolares do interior de Alagoas.  A edição de 2023, de acordo com a Coordenação de Educação Física da Secretaria de Educação (CEF/SEMED), é a maior da história dos JEMUN. Ao todo o evento contou com 13 diferentes modalidades disputadas no feminino e no masculino: Atletismo, Atletismo Paralímpico, Basquete, Corrida de Rua, Ciclismo, Futsal, Handebol, Judô, Queimado, Vôlei de Praia, Cubo Mágico, Dama e Xadrez.

Atletas, técnicos e sociedade

Desde quinta (23), os jogos estão sendo realizados em 04 (quatro) ambientes esportivos diferentes da Terra do Junco. A Coordenadora de Educação Física (CEF/SEMED), Ana Beatriz de A. B. Silva ressaltou que “os alunos-atletas que participaram do JEMUN nos encheram de orgulho, porque eles são efeito do nosso trabalho. A tarefa de cada um professor ou professora de Educação Física da Rede Pública de Ensino. São esses alunos-atletas que mostram a sociedade como está sendo realizado - com maestria - o esporte educacional em Junqueiro.” Declara.

O professor da Escola Divina Pastora, Dimas José, que hoje cuida do planejamento do basquetebol no JEMUN, esteve do outro lado da quadra como aluno-atleta da Profa. Ana Beatriz. Dimas foi jogador das primeiras edições dos jogos escolares municipais, em Junqueiro-AL, lá ´pelos meados dos anos 2010.

Hoje, mais experiente, Dimas afirma que sempre apostou no potencial catalisador do esporte. “O JEMUN é a maior competição de todas, é o início de tudo, para essa categoria de 12 até 14 anos, e é democrática demais, porque envolve todos os povoados e comunidades de Junqueiro. A competição é uma grande experiência, que além de esportiva é legal para a história dos alunos-atletas. Então, para mim, é uma alegria muito grande ver e participar por onde começa tudo no esporte educacional”.

A Secretária de Educação do Município, Jannesmar Palmeira, comenta que “o esporte educacional motiva, precisamente, essas crianças e adolescentes que não têm tantas oportunidades em seu cotidiano fora das nossas escolas. Estar aqui, é uma forma de estímulo para outras crianças com vivências não tão apropriadas, tanto na parte econômica, como na sociofamiliar. Isso serve de motor para que, cada vez mais, o esporte educacional do nosso município venha a crescer.” Completou a gestora da pasta.

Esporte não é apenas sobre ganhar ou perder. Quem disse isso foi a aluna Isabela Fernanda da Silva Araújo, de 14 anos, aluna-atleta da EMEB Nossa Senhora Divina Pastora. Campeã do handebol e campeã, pelo segundo ano consecutivo, na corrida de rua. Isabela que também é competidora do atletismo, nas provas de 75 metros e 100 metros, bem como do salto em distância, donde sagrou-se campeã, vai levar 03 (três) medalhas para casa, no Bairro Alto do Cruzeiro. A jovem está aproveitando, a experiência, também para torcer pelos colegas da periferia. “É bom. Já fiz amizades com gente do meu bairro e outras pessoas de outros bairros e comunidades também”.


 

Resultado Geral - JEMUN 2023

 

1° - EASFA – E Agrícola São Francisco de Assis - 245 pontos

2° - EMEB Nossa Senhora Divina Pastora - 191 pontos

3° - Escola Francisco de Jesus (particular) 186 pontos

4° - Escola Estadual Padre Aurélio Góis - 120 pontos

5° - EMEB Maria do Carmo Costa - 68 pontos

6° - EMEB M. das Mercês Cavalcante de Almeida - 41 pontos

7° - EMEB José Nunes da Silva - 25 pontos

8° - EMEB Mônica Rosa de Jesus - 3 pontos

9º - EMEB Estudante Antônio de Jesus -

10º - EMEF Divina Luz

11º - Escola Estadual M. Liège A. Tavares

FUTURO
 

O Prefeito do Município, Leandro Silva que, participou da cerimônia de abertura dos JEMUN, na última quarta-feira (22), destacou que a realização de competições esportivas é uma das prioridades da Gestão Um Novo Tempo.

“O estímulo que estamos proporcionando a esses alunos-atletas é basilar para que eles possam competir em outros níveis, como fizeram no JEAL 2023. Se depender de mim, esses jovens irão competir não apenas no JEMUN, mas nos JEAL, nos JEBs, pois tenho certeza que o primeiro passo nós estamos dando aqui com as reformas nos ginásios de esportes, coberturas de quadras desportivas e construção de novos ginásios de esporte". Ressaltou.

SAMUEL DA SILVA BRITO – Mestrando em História (UFS), professor efetivo da rede pública de Junqueiro-AL (há 23 anos) e da rede pública de Arapiraca-AL (há 10 anos)

 



 

Últimas Notícias